Projeto Instigar
Projeto Instigar - HomeAtendimento ClínicoGruposEmpresasCiclo Viver CriativoPalestras & OficinasArtigos
Artigo mais recente
Artigos antigos
Saiba mais sobre...
Artigos



Receba os próximos artigos do Projeto INSTIGAR por e-mail através do GoogleGroups.

E-mail:


Compartilhe com seus amigos





Como medir a distância que te separa do que você diz 

 


Com a palavra ambiguidades em mente, Luciana Chen e Patrícia Marchesoni Quilici, coordenadoras do educativo do CCBB, selecionaram o trabalho de alguns artistas presentes na 30ª Bienal para introduzir os participantes nas reflexões do terceiro workshop do ciclo Por Um Viver Mais Criativo, realizado na quarta feira, dia 31/Outubro/2012 no Espaço Conceito Citroën Oscar Freire.

Leia o artigo na íntegra


 


Quando não há nada, o que vemos?

Que aspectos da sua subjetividade são fisgados por esta provocante questão da  30ª Bienal?

Ao dialogar com esta mesma questão, em diferentes momentos da sua vida, será que diferentes aspectos da sua subjetividade virão a tona?

Será que você está disponível para perceber estas sutilezas em você?

Em um cotidiano regido pela hiper atividade, em que somos constantemente bombardeado por uma profusão de estímulos externos, é verdadeiramente um desafio permitir-se investir algum tempo neste mergulho subjetivo.
 

Leia o artigo na íntegra



Você e a Intolerância

Cada vez atualizada de formas distintas, a incapacidade de tolerar diferenças, associada a preconceitos e ao perigoso jogo de poder, resulta em manifestações explícitas e também veladas de agressividade no ambiente de trabalho.

Por motivos óbvios, usualmente são apontadas como vítimas apenas as pessoas que são o alvo direto do agressor, mas as testemunhas de tais situações não serão também vítimas?  

 Leia o artigo na íntegra 


Em Nome do Viver Criativo

Entorpecida pelas fortes sensações resultantes da experiência de contato com as obras de Damien Hirst que estão expostas na exposição “Em Nome dos Artistas“, convido-os a refletir sobre como a arte contemporânea pode inspirar você a adotar um viver criativo.

Para celebrar os 60 anos de vida da Bienal, a exposição Em Nome dos Artistas apresenta uma coleção obras de artistas contemporâneos norte-americanos.  Mas cabe ao britânico Damien Hirst ocupar o primeiro espaço do circuito de visitação, abrindo a exposição e impactando os visitantes com o seu tom polêmico.

 Leia o artigo na íntegra 

 

Processo de Amadurecimento Profissional Congelado

Como tema para o artigo deste mês proponho uma reflexão sobre um sofrimento que tenho observado como muito comum entre profissionais das mais diversas áreas de atuação: testemunhar uma espécie de congelamento no seu próprio processo de amadurecimento profissional.

São profissionais que no início da carreira crescem, porém apenas até um determinado ponto, quando então param de crescer. Enquanto seus colegas de trabalho continuam crescendo e se desenvolvendo vertical ou horizontalmente, estes permanecem travados, independente do volume de esforço que realizam. Não me refiro aqui simplesmente a falta de oportunidades e de novos cargos vagos no contexto de trabalho, mas muito mais profundo do que isto, situações em que a pessoa não reconhece condições subjetivas suficientes para realizar quaisquer movimentos efetivos que possibilitem a retomada do seu amadurecimento profissional. Também situações em que a pessoa reconhece que, “em algum lugar do passado” teria tido condições subjetivas de voltar a se desenvolver, porém no presente, não consegue reunir energia suficiente para tal empreendimento.

 Leia o artigo na íntegra 

Faça o download da versão em PDF 



Culto à Felicidade

Um assunto recorrente que emerge tanto no atendimento clínico, nos eventos realizados pelo Projeto Instigar, como também nas discussões sociais  é a questão do “culto à felicidade“.

Não me refiro aqui ao saudável desejo de ser feliz, mas sim à uma exacerbação que distorce este desejo genuíno transformando-o em um velado imperativo de aceitação social, independente dos custos subjetivos exigidos. ...

 Leia o artigo na íntegra 

Faça o download da versão em PDF



Influência do Estado Emocional na Vida Profissional

Um heterogêneo grupo de mulheres reuniu-se na noite de 24/março para refletir sobre a Influência do Estado Emocional na Vida Profissional das Mulheres. Apesar de oriundas de diferentes áreas de atuação (entre as quais: arte educação, publicidade, saúde, administração, educação pré-escolar, memória empresarial, terceiro setor, jurídica, marketing, decoração e finanças), inquietações muito similares relacionadas ao tema foram identificando o grupo.

  Leia o artigo na íntegra 

Faça o download da versão em PDF


 

Sua destrutividade em questão

Muitas pessoas não se dão conta do grau de destrutividade inato que carregam consigo. E, em função disto, reincidentemente sofrem em função dos desdobramentos e das consequencias desta destrutividade, sem compreender qual é a sua contribuição efetiva neste processo.

Tais pessoas inconscientemente permanecem em estado de guerra com os outros ou, em alguns casos, consigo mesmo. O resultado prático deste “estado de guerra inconsciente” é uma coleção infindável de relacionamentos, trabalhos, vínculos, projetos, iniciativas, etc... total ou parcialmente fragilizados, danificados, minados:  destruídos. 

  Leia o artigo na íntegra 

Faça o download da versão em PDF


 

Reciclagem de sentimentos

Início de ano é uma época em que algumas tradições são colocadas em prática. Independente da religião e das crenças de cada um, inevitavelmente somos convocados a realizar uma espécie de “balanço” do ano que acabou.

Geralmente este balanço envolve comparar as realizações concretas do ano com os objetivos traçados 12 meses atrás. Minha questão para você é: nestas lista de realizações e objetivos, consta a “reciclagem de sentimentos”?   ...

  Leia o artigo na íntegra 

Faça o download da versão em PDF


Você é empreendedor da sua própria vida?

Todos os anos a Endeavor Brasil convida o mercado a engajar-se em um movimento mundial cujo objetivo é "desenvolver ações que promovam o empreendedorismo no Brasil, via Semana Global de Empreendedorismo, e que possam mobilizar, informar, inspirar e disseminar o tema para a sociedade.

Dentro deste contexto, o Projeto Instigar realizou dois eventos: um deles em português no próprio Projeto Instigar, e outro em inglês em parceria com o Wall Street Institute. Em ambos, a psicanálise foi utilizada como alicerce para discutir a respeito dos diversos aspectos psíquicos envolvidos em empreendedorismo.

  Leia o artigo na íntegra 

  Faça o download da versão em PDF


Esperança como Princípio

Anos atrás participei de um curso de psicanálise cujo tema central era “A Esperança como Princípio”. Resumidamente, discutiu-se a respeito de diferentes dimensões da esperança.

O primeiro tipo de esperança apontado, muito primitivo, tem a ver com a nostalgia... Esperança dita como nostálgica – ou regressiva – tem como objetivo voltar a uma situação anterior de plena satisfação idealizada.

 Leia o artigo na íntegra 
Faça o download da versão em PDF


"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"

No artigo relacionado a copa do mundo coloquei em foco de discussão situações de pessoas que muito se queixam, e nada conseguem fazer para transformar aquilo que tanto gera incômodo na sua vida.

Já no presente artigo, quero acrescentar nesta mesma discussão, situações de pessoas que, apesar de também estarem sofrendo emocionalmente, ao contrário dos “queixosos”, permanecem absolutamente caladas. Pessoas que, mesmo estando conscientes sobre quais são os aspectos de suas vidas que estão gerando forte incômodo, permanecem quietas... Pessoas que sofrem silenciosa e solitariamente...

 Leia o artigo na íntegra 
Faça o download da versão em PDF


Lidando com perdas...

“Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: "Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?". Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: "Não chore, que eu vou te abraçar..." Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade.”                                   Rubem Alves

Todo o ser humano, de tempos em tempos, é convocado a ter que lidar com diferentes tipos de perdas: a morte de uma pessoa amada, a perda de um emprego, o término de um relacionamento amoroso...

Para efeitos de facilitar este artigo, foco a análise dos processos psíquicos envolvidos ao se lidar com
 ... 

Leia o artigo na íntegra 
Faça o download da versão em PDF


Sobre Jabulanis e Vuvuzelas 

Não se preocupe! Apesar de, em ano de Copa do Mundo, existirem 180 milhões de técnicos no Brasil, certamente a última coisa que você precisa é a opinião desajeitada sobre estratégias e táticas de jogo de futebol vindas de uma psicanalista que, enquanto torcedora, assiste fervorosamente futebol apenas de 4 em 4 anos.

Meu objetivo neste artigo é emprestar os 2 principais símbolos que marcaram este mundial na África do Sul, para convidar você a refletir sobre alguns aspectos da sua vida.  
...

Leia o artigo na íntegra 
Faça o download da versão em PDF


A arte de conviver com filhos adolescentes 

Com certa frequencia, pais buscam apoio psicanalítico com a expectativa de resolver questões dos “filhos adolescentes problemáticos”. Porém questiono quanto destas questões residem nas dificuldades dos próprios pais, em dar sustentação a este complexo processo que seus filhos estão vivenciando.
 
Neste sentido, talvez refletir a respeito de algumas questões psíquicas comuns a todos adolescentes, possa ajudar estes pais a sofrerem menos ao servir de apoio para a transição destes jovens à fase adulta. Tarefa esta, nem um pouco fácil. ... 

Leia o artigo na íntegra 
Faça o download da versão em PDF


Somos o resultado de inúmeras decisões que tomamos no decorrer da vida. Você está satisfeito com as suas escolhas? 

"O que é que estou fazendo aqui?” ou “De novo eu me meti nisto?” - Quantas vezes você já se perguntou isto?

É como a armadilha pessoal do português: Diariamente ele faz o mesmo trajeto. Porém, certa vez, ele escorregou numa casca de banana e caiu no chão. No dia seguinte, havia outra casca de banana exatamente no mesmo lugar, e novamente escorregou e caiu. No terceiro dia, já mais esperto... percebeu de longe que havia uma nova casca de banana, e, antes mesmo de chegar lá, pensou: “Mas que chato! Novamente vou escorregar e cair!

Você já foi protagonista desta anedota? ... 

Leia o artigo na íntegra 
Faça o download da versão em PDF


O que leva a população do Brasil ao uso indiscriminado de um remédio tarja preta contra a Ansiedade como o Rivotril? 

Considerando a experiência clínica dos últimos anos, é comum observar que a ansiedade está entre uma das queixas mais frequentes daqueles que buscam o tratamento psicanalítico. Até mesmo para quem não é especialista nesta área, não há nenhuma novidade em relação a isto.

Porém recentemente tive acesso a este dado quantitativo: o Rivotril (remédio contra a ansiedade) é o segundo remédio mais vendido no Brasil, perdendo apenas para uma marca de anticoncepcional. (Fonte: IMS Health, publicada na revista Época em Fev/2009)

Este dado é absolutamente alarmante!

Certamente há casos graves, em que ... 

Leia o artigo na íntegra 
Faça o download da versão em PDF

 Leia mais a respeito:

Artigo Reflexões Psicanalíticas sobre Ansiedade / Projeto Instigar / Janeiro 2007
http://www.projetoinstigar.com.br/PDFs/Projeto-Instigar-ANSIEDADE.pdf

Artigo Rivotril: por que o medicamento é o segundo mais vendido no país? / Revista Época / Fevereiro 2009
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI27270-15257-1,00-RIVOTRIL+POR+QUE+O+MEDICAMENTO+E+O+SEGUNDO+MAIS+VENDIDO+NO+PAIS.html


Creative Commons License
Projeto Instigar by Débora Andrade is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at www.projetoinstigar.com.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.projetoinstigar.com.br.

  


11001100101000001000100010000000110000001000100011000000111111111000100010101010110000001100000011111111100010001100110010001000

Projeto Instigar - HomeAtendimento ClínicoGruposEmpresasCiclo Viver CriativoPalestras & OficinasArtigos