Projeto Instigar
Projeto Instigar - HomeAtendimento ClínicoGruposEmpresasCiclo Viver CriativoPalestras & OficinasArtigos
Grupo Escolhas
Grupo Resiliencia
Grupo Operativo
Monte o seu grupo
Inscrição
Grupo Resiliencia
Grupo Operativo é um espaço potencial de transformação individual através de uma experiência de grupalidade.


.

     
 

Direta ou indiretamente, muitas pessoas investem anos da sua vida na preparação intelectual para a sua carreira ou para o empreendedorismo. Em contrapartida, quanto tempo é investido de forma séria na preparação emocional para se lidar com as angústias e frustrações inerentes a vida profissional?

Abrir um espaço acolhedor e seguro para uma discussão franca e construtiva em torno das angústias geralmente “não ditas” (porém intensamente sentidas!) durante o desenvolvimento da carreira e também durante a implementação dos planos de negócios pelos empreendedores, pode apoiar os profissionais a fortalecer e desenvolver a tão necessária resiliência.

Resiliência é o termo da física que significa: "Propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica.

Se emprestarmos este termo para o mundo psíquico: Como é o seu grau de persistência para realizar algo que você deseja? Qual é a sua tolerância à frustrações? Qual é o seu tempo limite para reagir às frustrações? E exatamente como você reage? Qual é a sua capacidade de recuperação? Como você recicla esta experiência nas novas situações que geram angústia e frustração? Como você compartilha esta experiência com as outras pessoas?



Grupo Operativo Resiliência Criativa

(Turma primeiro semestre de 2013)  

Grupo operativo é uma ferramenta psicanalítica que tem prazo de execução, número de participantes e objetivos previamente definidos através da delimitação de uma tarefa específica. O objetivo é promover um processo grupal de aprendizado, através de uma leitura crítica da realidade, bem como de uma apropriação ativa dessa realidade. Estimulando nos participantes uma atitude investigativa, e transformando este aprendizado em sinônimo de mudança. O produto final de um grupo operativo é a elaboração de um conhecimento que possa transformar a realidade.

  • Objetivos

Abrir um espaço acolhedor e seguro para uma discussão franca e construtiva em torno das angústias geralmente "não ditas" (porém intensamente sentidas!) durante o desenvolvimento da carreira e também durante a implementação dos planos de negócios dos empreendedores, pode apoiar os profissionais a desenvolver e fortalecer a tão necessária resiliência.

Este grupo operativo se propõem a utilizar conceitos psicanalíticos como operadores para criar um espaço de diálogo e experimentação onde se possa colocar em análise e transformação as formas como o grupo de participantes lida com angústias e frustrações.

A tarefa deste grupo operativo será definida pelos próprios participantes do grupo durante os primeiros encontros.

A princípio, o esboço que será utilizado como ponto de partida para a definição da tarefa deste grupo operativo é:  "Tarefa do grupo: elaborar transformações das formas de se lidar com as angústias, frustrações e fracassos durante o desenvolvimento de suas carreiras e na implementação dos seus planos de negócios, instigando o amadurecimento da resiliência criativa na vida profissional."

A pré-tarefa dos participantes do grupo é pensar em como fazer com que a definição desta tarefa possa refletir tanto os objetivos do grupo como também os seus objetivos pessoais.

  • Quem deve participar?
    • Profissionais em busca de um espaço acolhedor, seguro e confidencial para uma discussão franca e construtiva sobre as angústias e dificuldades inerentes ao desenvolvimento da carreira profissional.
    • Empreendedores em busca de um espaço acolhedor, seguro e confidencial para uma discussão franca e construtiva sobre as angústias e dificuldades inerentes ao processo de empreender.

 

  • Funcionamento

Usando como alicerce a ferramenta psicanalítica de grupo operativo, esta atividade é realizada através de uma bateria de encontros semanais de 90 minutos, em dia da semana e horário fixo, durante o período de 3 meses, contando com um grupo fixo de pessoas.

É a partir do comprometimento para com a tarefa (descrita nos objetivos acima), que os participantes têm condições de focar suas discussões em prol da elaboração das questões que emergirem do grupo, com o objetivo de construir um aprendizado grupal que os possibilite transformar suas realidades.

As atividades do grupo serão coordenadas pela psicanalista Débora Andrade.

Antes de iniciarem os encontros do grupo, será realizada uma entrevista individual com cada um dos interessados em ingressar. O objetivo desta entrevista é primeiramente escutar as motivações pessoais dos interessado, bem como apresentar as regras de funcionamento do grupo e esclarecer quaisquer dúvidas a respeito do mesmo. Desta forma, os interessados poderão avaliar se o grupo operativo é uma ferramenta apropriada para os seus objetivos pessoais.

  • Calendário

Uma palestra gratuita para explicar a respeito desta atividade será realizada em Novembro/2012.  

Entrevistas individuais serão realizadas entre Janeiro e Fevereiro/2013.

Quando iniciar as atividades, os encontros semanais do grupo serão realizados (dependendo dos interesses dos participantes) em uma das seguintes opções: OU nos sábados de manhã OU nas segundas feiras a noite.

Iniciará em final de Fevereiro/2013 e terá a duração de 3 meses.

  • Investimento

A entrevista individual é gratuita.

Se, após a entrevista individual, o interessado desejar ingressar no grupo, deverá pagar uma taxa de inscrição, e mensalidades durante o período de funcionamento do grupo.

  • Inscrições / maiores informações / dúvidas

A qualquer momento entre em contato pelo telefone 5506-6916 para agendar a sua entrevista individual, ou para esclarecer suas dúvidas. Ou pressione o botão abaixo:

     
 



Receba a programação de eventos do Projeto INSTIGAR por e-mail através do GoogleGroups.

E-mail:

 
 

 


11001100101000001000100010000000110000001000100011000000111111111000100010101010110000001100000011111111100010001100110010001000

Projeto Instigar - HomeAtendimento ClínicoGruposEmpresasCiclo Viver CriativoPalestras & OficinasArtigos